O Curso


Objetivo Geral

O curso de Licenciatura em Música da Universidade Federal de Rondônia vem preencher com urgência uma demanda de busca por uma formação pessoal e social geradora de identidade e autonomia, resgatando os vários potenciais e vocações sociais-artísticos-musicais da região.

Os vários ciclos econômicos pelos quais Rondônia, de uma maneira geral, e Porto Velho, especificamente, passou e tem passado intensificam, de tempos em tempos, a migração de pessoas das mais diversas partes do país. Este fator aliado à desvalorização cultural, a falta de políticas públicas continuadas, ao emprego da cultura midiática de massas, acabou por gerar uma grande perda das manifestações populares que mantinham os vínculos com as raízes e tradições do povo que aqui inicialmente se assentou e fundou Porto Velho. A falta que esta identidade sócio-cultural faz tem consequências que muitas vezes não pode ser vista a olho nu, mas que estudos e pesquisas adequadamente dirigidas poderão identificar, sobretudo olhando-se para a sua face mais explícita, a violência entre os jovens.

A Universidade tem por obrigação ocupar este espaço, sendo o lugar por excelência, da reflexão, do debate, da investigação, da crítica, e do aporte às mudanças sociais. O curso de Licenciatura em Música traz para dentro da Universidade esta responsabilidade, uma vez que visa formar professores em Educação Musical aptos a difundirem os valores de cidadania que resgatam a identidade, reconstruindo a autoestima, através do desenvolvimento de habilidades inerentes a um fazer musical comprometido com o velho e o novo, a tradição e a experimentação, o empírico e o científico, na construção de uma sociedade nobre em espírito porque rica em saberes artísticos.